sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

o milagre

reedição do post de 23 de março 07

Uma causa infinita necessariamente produzirá um efeito infinito.
Como o efeito, porém, se opõe à causa, será infinito de outra maneira.

O nosso universo, porém, é-nos dado como finito e temporal, pois se o víssemos infinito e eterno, não o poderíamos ver.

O mundo externo, pois, como nós o temos e nele vivemos, não pode ser efeito de uma Causa Infinita, mas, tão-somente, de uma das manifestações ou criações finitas da Causa Infinita. Temos, pois, que a Causa Infinita é criadora da Realidade, que é infinita, e que uma Causa Finita é criadora do Universo.

O Criador do Mundo não é o Criador da Realidade: em outras palavras, não é o Deus inefável, mas um Deus-homem ou Homem-Deus, análogo a nós mas a nós superior.

Gradação infinita dos seres...
O universo não pode ser infinito, porque infinito é só a infinidade.
O universo não pode ser eterno, porque eterna é só a eternidade.
Nem pode haver espaço infinito e tempo infinito pois não pode haver dois infinitos.
Espaço e Tempo são dois atributos ou manifestações do infinito, que o simulasse sem o ser.
Parecem-nos infinitos, parece-nos que são infinitos - são porém somente indefinidos. (As duas Colunas do Átrio.)
No tempo e no espaço decorre a Matéria; só no tempo a Alma; no infinito puro, Deus.
Este Infinito é, porém, só Deus manifesto - não manifesto como mundos senão como Deus.
Para além, Supremo deveras, está o Deus Imanifesto - a ausência até do Infinito.
E isto representa-se: o Deus Manifesto por um Círculo; o Deus Imanifesto por um ponto no centro do Círculo, e isto é, em astrologia escrita, o símbolo do sol, que é a sombra de Deus.
A dupla essência, masculina e feminina, de Deus - a Cruz.
O mundo gerado, a Rosa, crucificada em Deus.
A criação não é uma emanação mas, mais propriamente, uma limitação, uma negação de Deus por si-mesmo.
Mais certo será dizer que o universo é a negação de Deus, ou a morte de Deus.
Como porém a negação ou morte de Deus é necessariamente divina, o universo contém um elemento divino que [é?] a Lei - elemento ausente, por assim dizer, em abstrato.

O único milagre que Deus fez é o universo.

À Lei, Fatum, elemento abstrato de Deus e pelo qual Deus está desencarnadamente manifesto no mundo, se opõe o Cristo que é o desejo de Regresso a Deus, o desejo de Liberdade, de não haver Fatum.

fernando pessoa in rosea cruz

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